PRORURAL + é o Programa para o Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores para o período de programação 2014-2020. Poderá consultar o programa na íntegra em http://proruralmais.azores.gov.pt/Programa.

A ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos e tem por objecto a promoção do desenvolvimento económico e social dos concelhos da sua área de actuação, através da dinamização de iniciativas próprias e apoio a projectos de promotores locais, em estreita cooperação com entidades de âmbito local, regional, nacional e internacional, segundo uma estratégia de intervenção global e de valorização dos recursos locais.

A Junta de Freguesia de Santa Clara adquiriu uma viatura de 9 lugares, ao abrigo do programa PRORURAL+, a fim de continuar a servir o Centro de Convívio de Idosos da Freguesia, bem como apoiar as atividades intergeracionais, culturais, desportivas e recreativas. Apoiar as forças vivas da Freguesia, nomeadamente a Paróquia de Santa Clara, Estabelecimentos de Ensino  e associações de âmbito sociocultural.

No que respeita ao Centro de Convívio de Idosos de Santa Clara, a Junta de Freguesia assegura o transporte regular (3 dias por semana) de cerca de 20 idosos no percurso casa/Centro Cívico de Santa Clara/casa para participarem nas tardes de convívio durante a semana. Também assegura o transporte dos mesmos idosos quando são realizadas actividades fora da freguesia, como por exemplo passeios ou intercâmbios com Centros de Convívio de outras freguesias.

No que diz respeito aos estabelecimentos de ensino, o apoio ocorre pontualmente ao longo do ano lectivo para realização de actividades fora dos respectivos edifícios.

Para além do descrito anteriormente, é ainda prestado apoio ao transporte de uma equipa de futsal amador da freguesia para deslocação quando há realização de jogos “fora” da freguesia.

Com esta aquisição a Junta de Freguesia de Santa Clara pretende continuar a apoiar a participação das crianças, jovens e idosos, nas atividades culturais, sociais, desportivas e recreativas, possibilitando que estes possam usufruir das atividades promovidas pelo Concelho e pela RAA.

Com este projeto, apesar de não estar previsto do estabelecimento de qualquer tipo de protocolo com outras entidades, pretende-se continuar a juntar gerações e promover atividades intergeracionais, possibilitando a socialização e a participação em atividades culturais, desportivas e recreativas, dando melhor qualidade de vida aos intervenientes.