SABIA QUE,

de acordo com o Regulamento Municipal de resíduos urbanos, limpeza pública e salubridade do Município de Ponta Delgada:

“1 — Os proprietários ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejectos produzidos pelos animais nas vias e em espaços públicos.

2 — Os dejectos de animais devem, na sua limpeza e remoção, ser devidamente acondicionados de forma hermética, para evitar qualquer insalubridade.

3 — A deposição dos dejectos de animais deve ser efectuada nos equipamentos de deposição indiferenciada existentes na via ou em espaços públicos.

4 — Não se aplica o disposto nos números anteriores, aos cães -guia acompanhantes de invisuais.” ?

E QUE…

“Não recolher da via pública os dejectos dos animais nos termos a que se refere o Regulamento” dá direito a coima.?

A remoção dos dejetos produzidos pelos animais de estimação é uma ação absolutamente necessária, uma vez que, os dejetos caninos não estão apenas associados à limpeza mas também à saúde pública, sendo responsáveis pela propagação de doenças graves, algumas das quais são transmissíveis ao Homem.

No âmbito desta campanha, a Junta de Freguesia está a desenvolver duas ações:

• colocação de placas apelando aos  proprietários dos cães para a recolha dos dejetos dos mesmos;

• entrega aos proprietários dos canídeos registados e licenciados na Freguesia de Santa Clara de um kit  para recolha dos dejetos (para receber o seu kit dirija-se ao atendimento da Junta de Freguesia, dias úteis, das 18h às 20h30).

Porque acreditamos que a nossa freguesia pode ser exemplo nesta matéria,

contamos com a sua boa prática ao passear o seu cão!